DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL (DSS)
Secretaria
Apresentação
Apresentação
O Departamento de Serviço Social (DSS) atende tanto o Curso Técnico em Cuidados de Idosos, ofertado no Colégio Politécnico da UFSM, os Cursos de Graduação em Serviço Social, Direito, Filosofia, Ciências Sociais e Fonoaudiologia, quanto aos Programas de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas, Residência em Área Profissional da Saúde, nas modalidades Uni e Multiprofissional e Especialização em Estudo de Gênero. O DSS conta ainda com técnicos-administrativos em educação, com formação em Serviço Social, que prestam assessoria e participam dos projetos, interagindo com corpo docente, discente e comunidade de um modo geral.
Os/as professores/as envolvem-se não só em atividades de docência e gestão, como também em projetos de pesquisa e extensão. Dentre os temas evidenciados na formação, pode-se citar a seguridade social, especialmente no campo da assistência social e da saúde, articulado com os direitos humanos e os movimentos sociais e toda a forma coletiva de resistência ante as injustiças sociais. Destacam-se as atuações dos/as docentes nos seguintes projetos e núcleos: Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Criança e Adolescente (NUPECA), Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Violência e Serviço Social (NEPEVIS), Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Políticas Sociais, Trabalho e Questão Social (NEPEPSTQS), Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Gerontologia, Serviço Social e Saúde da UFSM (NEPEGSSS), Núcleo de Pesquisa e Extensão em Gênero, Políticas Sociais e Movimentos Sociais – HEGEMÔNICAS, Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Serviço Social, Mídia, Cultura e Questão Social (NEPMQS) e Grupo de Estudos em Tecnologia, Serviço Social & Sociedade (GETECSS).
Para os/as docentes, o estabelecimento das dimensões investigativa e interpretativa como princípios formativos é condição central da formação profissional. Buscam ainda potencializar no aluno/a uma postura ética e propositiva frente aos desafios profissionais, de forma a possibilitar a construção de uma sociedade mais humana. Para tanto, o/a acadêmico/a do curso de Serviço Social percorrerá uma formação intelectual ampla, tanto com ênfase nas ciências sociais, nas suas três áreas de atuação, antropologia, sociologia e ciência política, quanto relativo aos conhecimentos específicos, inerentes ao exercício profissional. A área de conhecimento e atuação profissional, em conjunto, voltam-se para a questão do desenvolvimento social do país, sob uma perspectiva dos direitos, da provisão das necessidades sociais dos cidadãos e cidadãs, da equidade, da igualdade, da cidadania e da emancipação, fundamentos constitutivos do código de ética do Curso de Serviço Social. Todos e todas primam, portanto, pela relação entre a teoria e a realidade, de forma qualificada e sensível aos novos desafios, por meio dos estágios curriculares e extracurriculares, trabalhando diretamente com a população no enfrentamento de situações marcadas não só pelas desigualdades sociais, discriminações e preconceitos, como também pela pobreza, injustiça social e violência.